sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Dia da floresta


No dia 21 de Março de 2016, em que se celebra mais um dia da Floresta, quarenta alunos alunos de várias áreas curriculares, seis professores e a associação Plantar uma árvore, deram corpo a uma iniciativa dinamizada pela professora Arminda Bernardino.
Esta iniciativa constou de uma acção de voluntariado na serra de Sintra, de arranque de plantas invasoras (essencialmente acácias), de forma a contribuir para que a biodiversidade tenha futuro.
Porque só podemos amar e defender o que conhecemos, pretendeu-se com esta iniciativa mostrar o estado de degradação de vastas áreas florestais, motivado pela colonização por parte de espécies vegetais infestantes. Pelas suas características de crescimento rápido e de resistência, impõem-se às espécies autóctones sem a mesma capacidade tornando a floresta casa vez menos biodiversificada e sem qualidade de habitat para a vida animal, parte fundamental do ecossistema.
Somos parte do problema mas poderemos ser parte da solução com o contributo de cada um.
Para este evento foi preciso fazer alguns esclarecimentos, foi realizada uma sessão de sobre plantas infestantes que teve lugar no dia 15 de março, no auditório da ESLC, pelas treze horas e 30 minutos, e que funcionou como sessão preparatória  da saída de campo.
O eco escolas agradece à Junta de Freguesia de Rio de Mouro que nos cedeu o autocarro a custo zero e à apresentadora Fátima Lopes, que deu figura e visibilidade a esta causa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário