quarta-feira, 15 de maio de 2013

No DIA ECO-ESCOLAS - "A Leal meteu água"


Os caminhos da água até chegar à Leal e depois de lá ter passado

Na passada segunda-feira, no espaço exterior da escola, “A Leal meteu água” uma atividade, com o apoio da Câmara de Sintra, em que o Eco-escoals participou com o Centro de Ciência Viva de Sintra. Pretendeu-se levar os alunos a pensar nas propriedades da água e na sua importância em inúmeros aspetos da vida.
O Centro de Ciência Viva de Sintra disponibilizou equipamentos e materiais com que alunos de Química do 12º ano realizaram várias experiências, algumas verdadeiramente explosivas, apesar de terem como ingrediente básico a água.
O Eco-Escolas meteu água, do lago da escola, em tinas, juntou algumas plantas e musgos e deixou à luz durante 10 dias. Multiplicaram-se imensos seres vivos minúsculos. O "safari microscópico" podia seguir-se numa televisão ligada à câmara de filmar acoplada ao microscópio.
Falava-se ainda dos caminhos da água na Leal. A água chega aos lagos, canalizada de uma nascente, na vertente em baixo da linha férrea, e sai juntamente com as águas pluviais, para novas condutas que a vão levar para a ribeira da Lage a umas poucas centenas de metros aí fará um percurso até à Praia de Santo Amaro de Oeiras.
Na zona de Rio de Mouro está o maior aquífero do conselho de Sintra. Mas a água que chega às torneiras, não vêm dai,  fez um percurso muito maior, desde Valada do Tejo (a 70Km) e a maior parte vem da barragem de Castelo de Bode (a 150km),foi tratada várias vezes e depois de utilizada (muitas vezes desperdiçada) vai para a rede de esgotos domésticos e continua até à ETAR (estação de tratamento de águas residuais) já no concelho de Oeiras.


Sem comentários:

Enviar um comentário